Vencedor do Nobel de Economia elogia pix e diz ser o futuro
- Cachorrão
- há 13 minutos
- 1 min de leitura

O economista e Nobel de Economia Paul Krugman publicou um artigo elogiando o Pix, sistema de pagamentos brasileiro, destacando-o como um modelo de inovação financeira que os Estados Unidos deveriam seguir. Em contraste, criticou duramente a recente legislação americana sobre criptomoedas, o Genius Act, aprovada sob o governo de Donald Trump, e a proibição da criação de uma moeda digital do banco central nos EUA. Krugman aponta o Pix como uma solução eficiente, pública, de baixo custo e amplamente acessível, que já é utilizado por 93% dos adultos brasileiros — desempenho muito superior ao das criptomoedas nos EUA. Ele sugere que o Pix cumpre, de forma prática, promessas que o universo das criptos não conseguiu realizar, como inclusão financeira e transações baratas.
Krugman compara o Pix ao Zelle, sistema privado americano, mas ressalta que o brasileiro é mais funcional e popular. Segundo ele, o sucesso do Pix mostra que é possível conciliar bancos privados com sistemas públicos de pagamento. Apesar disso, o economista acredita que o sistema financeiro dos EUA é forte demais para permitir soluções semelhantes no país, por conta da resistência política e do lobby do setor. O artigo também critica a recente postura protecionista de Trump contra o Brasil, classificando suas novas tarifas como parte de um programa autoritário e sem justificativa econômica. Para Krugman, os EUA tendem a continuar presos a interesses privados e fantasias cripto, enquanto outras nações podem aprender com o exemplo brasileiro.
Foto: Google imagens (https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRTGt2pI5cuP3H6ab28-t-L6KE35upCKFjQZ7sH2Rtgs52--NCPJ5IDiGGx&s=10)
Commentaires